Reembolso de passagem aérea

Indenizar > Passagem Aérea >

Reembolso de passagem aérea

Depois de meses tentando, você finalmente consegue agendar a viagem dos sonhos para aquele destino paradisíaco, que toda a sua família sempre quis conhecer.

Chegando o dia da viagem, ou mesmo pouco tempo depois, você é surpreendido com imprevistos que tornam a partida impossível. Então, decide que é hora de cancelar a viagem e pedir o dinheiro de volta.

Mas, será que é possível receber o reembolso da passagem aérea por cancelamento de viagem? Se sim, como fazer isso? É muito burocrático ou complicado?

Para responder a essas e outras perguntas em torno desse tema, preparamos um texto completo com dicas práticas que vão lhe ajudar a tomar a decisão certa, caso seja preciso reaver seu dinheiro por uma viagem não realizada.

Como pedir reembolso na Latam

O passageiro da Latam que não puder embarcar por uma falha da companhia aérea (como no caso de overbooking) ou deseje, voluntariamente, cancelar sua viagem pode pedir o reembolso do valor por sua passagem.

No entanto, é preciso ficar atento à forma de aquisição e às regras aplicadas pela empresa para que esse montante seja devolvido.

Para o reembolso voluntário de passagens, ou seja, quando é o próprio viajante quem opta pelo cancelamento da viagem, o pedido deve ser feito em até 24 horas após o recebimento do comprovante de compra.

A passagem deve ter sido comprada com pelo menos sete dias de antecedência à data da pretensa viagem.

A conclusão do processo, que pode ser feito pelo site da Latam ou presencialmente, em um dos postos de atendimento ou no próprio aeroporto, dura cerca de sete dias.

Devolução do dinheiro

Quando o reembolso é aprovado, o valor pago é restituído de acordo com o meio utilizado para a compra do bilhete. Ou seja, para passagens pagas com cartão de crédito, o reembolso constará na fatura desse cartão e poderá ser lançado integralmente, em uma única fatura, ou de forma parcelada.

Caso a passagem tenha sido comprada em dinheiro, via débito em conta, boleto ou paga em casa lotérica, o valor pago será estornado em uma conta corrente individual cujo número será fornecido pelo viajante.

Se o titular da passagem não possuir uma conta bancária em seu nome, será preciso anexar ao pedido uma autorização, com firma reconhecida, permitindo que esse crédito seja feito em outra conta, indicada no pedido.

Já para os menores de idade, os valores serão ressarcidos ao parente mais próximo que seja titular de uma conta bancária em seu nome. O grau de parentesco deve ser informado.

É importante ficar de olho também na validade da passagem que será cancelada. Uma passagem não usada vale um ano. Já a parcialmente usada terá validade de um ano para o trecho não usado.

Como pedir reembolso na Azul

No caso da companhia aérea Azul, o pedido para o reembolso de uma passagem aérea é feito totalmente via internet, por meio do canal “Minhas Reservas”.

Aqui, além de acompanhar o andamento de suas compras, é possível pedir a devolução do dinheiro pago naquele bilhete. Contudo, vale a pena acompanhar as diferenças das tarifas cobradas em cada situação, e que são aplicadas no momento da solicitação do reembolso.

Os montantes costumam variar de também em função da moeda paga pela passagem, assim como no destino (nacionais ou internacionais). Esses valores podem ser pagos também por trecho cancelado.

Quando pedir o reembolso?

O reembolso das passagens aéreas da Azul podem ser solicitados em caso de interrupção do voo por incidentes envolvendo a companhia aérea e quando a partida do voo estiver mais de quatro horas atrasada em relação ao horário contratado.

Quando o passageiro perde uma conexão e a responsabilidade pelo transtorno é da Azul, também é possível pedir o reembolso, bem como essa pessoa não é avisada, com antecedência de pelo menos 72 horas, ou de alterações em seu horário de partida com, ao menos, 30 minutos para que a pessoa encontre o portão correto.

Como pedir reembolso na GOL

Quando um passageiro que viaja pela GOL tem seu voo cancelado ou ocorrem outros incidentes, essa pessoa pode procurar a companhia aérea para solicitar o reembolso de sua passagem, desta forma o prejuízo financeiro é minimizado.

O passageiro que solicitar o valor desta passagem não utilizada precisa ficar atento à forma escolhida para que o dinheiro seja devolvido.

No caso da modalidade escolhida ser o crédito, o passageiro recebe um saldo na própria GOL, que pode utilizar para comprar novos bilhetes na categoria que desejar, desde que se encaixe no montante oferecido a título de crédito.

Quando esse crédito é confirmado, o valor deve ser utilizado em até 12 meses. É possível, também, solicitar o reembolso, que ter o valor pago pela passagem de volta.

Contudo, o valor reembolsável pode ter desconto em despesas como a taxa de não-comparecimento (no-show), multa por cancelamento e multa de reembolso da passagem.

Além disso, em alguns destinos são cobradas tarifas de ida e volta, que não são devolvidas depois do cancelamento da passagem.

O passageiro precisa ficar atento também às conexões e ao período de check-in. Embora o no-show seja considerado não-comparecimento, esse evento se encaixa também quando o passageiro perde a conexão.

Por isso, para evitar transtornos ou mesmo a negativa desse reembolso, é preciso fazer o pedido com antecedência. É importante também ficar atento ao período em que essa resposta é dada.

Em geral, a GOL pode demorar até sete dias para informar se o reembolso será concedido ou não.

Reembolso de passagem aérea sem ônus

Para que o passageiro peça o reembolso e não precise pagar nenhuma multa, a compra deve ter sido feita com antecedência de até 7 dias em relação à data de embarque.

Em outras situações, podem ser cobradas multas ou aplicadas penalidades no valor devolvido pelo cancelamento ou reembolso da passagem.

Então, se você tiver um imprevisto e precisar cancelar sua passagem, fique atento aos prazos e reúna todas as documentações solicitadas.

O reembolso da passagem é uma prática usual, mas que pode trazer algumas dores de cabeça aos desatentos.

Teve problema com voo cancelado, atrasado ou overbooking?

Comentários