Check in Latam

Indenizar > Latam >

Check in Latam

O Check in Latam é um passo importante para os passageiros que vão viajar, seja dentro ou fora do país, utilizando aviões que prestam serviços para a companhia aérea.

Funcionando como uma espécie de confirmação do comparecimento, o check-in é o momento em esse passageiro confirma que está ali, pronto para viajar, ciente do portão em que embarcará e de qual o horário de partida.

Mas, você sabe exatamente como funciona esse processo? Tem ideia de como fazer o check-in da Latam? Não? Então esse texto é para você. Aqui vamos contar como fazer esse processo.

Como fazer o check in Latam?

Check-in online

Os passageiros com viagem marcada para destinos dentro e fora do Brasil podem fazer seu check-in online, no site da companhia aérea, a partir de 48 horas antes da saída do voo, mesmo que o passageiro não tenha chegado até o aeroporto.

Para fazer o check-in, o passageiro deve informar o número de inscrição no LATAM Fidelidade, o programa de milhas da companhia. Esse número equivale ao CPF do titular do programa.

Depois de finalizado o check-in, o passageiro deve imprimir seu cartão de embarque ou salvá-lo em seu smartphone para que possa ser apresentado no dia do embarque.

Quem faz o check-in online, no entanto, precisa tomar alguns cuidados em relação a certos destinos. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o check-in pode ser realizado com 48 horas de antecedência, porém o cartão de embarque estará disponível apenas a partir de 24 horas antes do voo no aeroporto.

Já nas viagens para Joanesburgo, o check-in antecipado pode ser feito no prazo convencional (48 horas de antecedência), contudo o cartão de embarque deve ser retirado no próprio aeroporto.

Aplicativo

Pensando na comodidade e nos passageiros que resolvem praticamente todos os detalhes de sua vida pelo celular, a Latam permite a realização do check-in via aplicativo.

 

Idealizado para que funcione tanto em dispositivos iOS como Android, o aplicativo da LATAM é gratuito e permite que essa pessoa encontre todos os serviços oferecidos pela companhia, dentre eles o check-in.

Aqui é possível, também, ver informações da viagem e verificar se já é possível fazer essa confirmação. Em caso positivo, basta seguir as informações que apareçam na tela.

Lembrando que o aplicativo da LATAM é gratuito e pode ser baixado nas lojas de aplicativos dos dois sistemas operacionais mencionados acima.

Toten de autoatendimento

Para os passageiros que preferem fazer o check-in no aeroporto, mas não querem pegar filas, a LATAM oferece totens de atendimento. Esses serviços estão instalados perto dos balcões da companhia.

Para fazer o check-in desta forma basta informar o código localizador ou número da passagem informado no ato da compra. Depois é necessário informar o número do documento que será utilizado em sua viagem.

Aqui, o passageiro pode escolher o seu assento. É importante também digitar o número do LATAM Fidelidade para pontuar no programa. Lembrando que esse código é composto pelo CPF do cliente.

Ao final do processo, o totem imprimirá o cartão de embarque. Caso não haja bagagem para despachar, o passageiro pode ir verificar o portão de embarque de seu voo nos painéis informativos e se dirigir ao local.

Se tiver bagagens a despachar, no totem de autoatendimento é possível informar quantas e imprimir também suas etiquetas de identificação. Depois, é preciso apenas colocá-las nas malas e apresentá-las no balcão exclusivo de pesagem e despachá-las.

Para embarcar, é importante ter em mãos um documento oficial com foto. Se precisar comprar bagagem adicional, essa facilidade está disponível nos totens do Brasil, Chile, Colômbia e Peru para voos nacionais.

Balcão de Check-In

Alguns passageiros, por não ter afinidade com máquinas, preferem fazer seu check-in no próprio aeroporto. Se esse for o seu caso, é preciso seguir o passo a passo que vamos mostrar.

Primeiro, dirija-se ao balcão de atendimento da LATAM, portando sua documentação para embarque. Informe os dados da reserva e mostre o documento que usará em sua viagem.

Para voos nacionais dentro do Brasil, o passageiro deve se apresentar com, pelo menos, duas horas de antecedência. Já para os voos internacionais, o ideal é chegar com quatro horas de antecedência.

Caso os voos sejam operados por companhias áreas parceiras, o check-in deve ser feito no balcão desta companhia. Contudo, a antecedência citada é valida para todas as companhias aéreas que operam dentro do território nacional.

Itens proibidos durante a viagem

Quando estiver preparando sua mala, e antes de fazer o check-in Latam é preciso ficar atento a alguns itens que não podem ser embarcados, sob risco de colocar a vida dos passageiros em perigo.

Não podem ser colocados na mala baterias de lítio, baterias de reposição, cigarro eletrônico, líquidos inflamáveis, gás comprimido, gases inflamáveis, aerossóis, gás pimenta, explosivos, objetos cortantes, armas de fogo, termômetro de mercúrio, materiais radioativos, objetos contaminadores, veneno tóxico, substâncias infecciosas, oxidantes e peróxidos, corrosivos e smart bags com bateria fixa.

Condições para ser feito o check-in

Quando o passageiro vai fazer o seu check-in, mesmo que eletrônico, ele deve ficar atento às condições que declara.

Ali consta, por exemplo, que você declara ter inserido informações completas e verdadeiras, de acordo com o que consta em seu documento de identidade que será utilizado durante a viagem. Inconsistências nas informações podem impedir seu embarque.

O documento atesta também que você sabe quais documentos deve levar na viagem e quais as características de sua bagagem que poderá ser levada livre de taxas.

Que conhece também os itens restringidos e proibidos na bagagem, assim como suas regulamentações, assim como sabe que deve estar no aeroporto com três horas de antecedência para voos internacionais e uma hora e 30 minutos para voos nacionais.

Não fiz o check-in. E agora?

Quem não faz o check-in não consegue viajar. Se o passageiro chega ao aeroporto em um período depois do recomendado, pode não conseguir embarcar por causa do tempo, principalmente se for necessário despachar bagagem.

Os pais que estiverem viajando com filhos menores precisam ter a documentação correta, inclusive autorização de saída. Documentos faltantes inviabilizarão a viagem.

Teve problema com voo cancelado, atrasado ou overbooking?

Comentários