Tráfego aéreo: Tudo o que você precisa saber

Indenizar > Horário de voo >

Tráfego aéreo: Tudo o que você precisa saber

Por acaso você sabe o que é tráfego aéreo? Já ouviu falar sobre esse assunto ou acabou sendo prejudicado por conta dele? Afinal de contas, muitos voos acabam sendo cancelados ou adiados com essa justificativa, não é mesmo? Sendo assim, se ainda tem dúvidas sobre isso e quer entender melhor tudo o que envolve o tráfego aéreo, está no lugar certo!

Muitas pessoas têm dúvidas sobre esse assunto, então não precisa se preocupar. Continue a leitura deste artigo e fique por dentro de algumas coisas importantes relacionadas ao tema e entenda, principalmente, qual é a relação que existe entre os atrasos e cancelamentos de voos e o tráfego aéreo. Boa leitura!

O que é tráfego aéreo?

Em primeiro lugar, o tráfego aéreo pode ser considerado o processo no qual todos os meios de transportes aéreos são, de uma forma bastante segura, separados no céu durante os voos e, também, nos aeroportos no momento da decolagem e do pouso. Para conseguir entender melhor, pense em um trânsito de veículos. É isso que é o tráfego aéreo.

No entanto, para que esse trânsito flua da forma adequada, é necessário ter regras e leis, certo? Ou seja, alguma forma de controle. E é exatamente isso que acontece também no caso de aeronaves. Por mais que não exista um “trânsito” no céu, qualquer acidente pode ser fatal, por isso é muito importante que o controle do tráfego aéreo seja feito da forma adequada.

Neste caso, por exemplo, existe um grande controle de torres nos aeroportos, algo que já é bastante conhecido por quem está sempre fazendo viagens. Da mesma forma, as aeronaves também precisam ser separadas quando voam em rota, ou seja, é necessário controlar o tráfego aéreo para que a segurança possa ser mantida acima de qualquer coisa.

Gerenciamento do fluxo do tráfego aéreo

Outra atividade importante é o gerenciamento do fluxo do tráfego aéreo, o qual acontece antes mesmo que os voos saiam dos aeroportos. Mas, o que é isso afinal? Esse gerenciamento quer dizer que qualquer aeronave que conte com o controle de tráfego aéreo, desde um avião de passageiros até um comercial, precisa arquivar um plano de voo e o enviar para um repositório central.

Dessa forma, todos esses planos são analisados e calculados antes de qualquer coisa, a fim de evitar futuros problemas mais sérios. Tudo prezando pela segurança acima de tudo, é claro. Levando isso em consideração, vale ressaltar também que um controlador de tráfego aéreo não pode lidar com vários voos de uma só vez, esse número precisa ser limitado.

Conseguiu perceber o quão importante é o tráfego aéreo? Então continue acompanhando o conteúdo para saber ainda mais informações sobre o assunto.

Quais os principais problemas relacionados ao tráfego aéreo?

Hoje em dias, muitas pessoas preferem fazer suas viagens de avião por conta do menor tempo, não é mesmo? Imagina só um cantor sair da Bahia e ir para o Rio de Janeiro no mesmo dia de ônibus! Ele teria que fazer muito menos shows por mês. Sendo assim, pode-se dizer que as aeronaves revolucionaram o conceito de transporte e de mobilidade.

A rapidez é tanto no deslocamento de mercadorias quanto de pessoas, por isso que o número de voos só está aumentando com o passar do tempo. Ainda mais com a queda nos preços das passagens, proporcionada principalmente pelo aumento no número de companhias aéreas, o tráfego aéreo está cada dia maior.

Dessa forma, se toda uma segurança não for garantida e um planejamento for feito, é comum que vários problemas surjam por conta desse tráfego aéreo muito grande. Sendo assim, além da conservação das aeronaves e da qualificação dos pilotos, é fundamental que exista um controle de tráfego aéreo eficaz. Caso contrário, é comum que voos sejam cancelados ou atrasados, por exemplo, por conta de falta de planejamento.

Para evitar todos esses problemas, existe toda uma equipe bastante capacitada que é responsável por garantir o fluxo das aeronaves de forma segura, por meio do controle do tráfego aéreo. Essa equipe faz o gerenciamento, planejamento e controle de todos os voos, além de avaliar as questões meteorológicas, a cartografia, a rota, a velocidade, a altitude, entre muitas outras coisas realmente importantes.

Qual a relação do tráfego aéreo com voo atrasado ou voos cancelado?

Como já citado antes, com a diminuição dos custos das passagens e com a praticidade, é comum que cada vez mais pessoas prefiram fazer suas viagens com aviões. Principalmente em temporada de férias, datas comemorativas e feriados esse número aumenta ainda mais. Dessa forma, infelizmente é comum que o número de voos cancelados, adiados ou atrasados seja grande também, muito por conta do tráfego aéreo.

Nestes casos, o tráfego aéreo é com certeza uma das principais justificativas para deixar um determinado voo para depois ou cancelar ele sem previsão para remarcar. É claro que isso não tira a responsabilidade da companhia aérea, certo? De qualquer forma ela tem que se posicionar em casos desse tipo, além de oferecer uma solução que seja boa para o cliente.

Ou seja, uma vez que um determinado voo for cancelado ou adiado por conta do excesso de tráfego aéreo, a empresa em questão precisa se responsabilizar e procurar uma alternativa, junto ao cliente, a fim de evitar ao máximo que esse problema traga consequências muito sérias a ele.

Apenas não se esqueça de que uma companhia aérea não é capaz de evitar o tráfego aéreo. É claro que ela pode colaborar fazendo tudo conforme o indicado pelos controladores, mas impedir ela não pode.

Sendo assim, existe realmente uma grande ligação entre tráfego aéreo e cancelamento ou adiamento de voos. O que você deve ter sempre em mente é que tudo isso é feito prezando ao máximo a segurança de todos os usuários, inclusive a sua!

Conclusão

Sendo assim, entendeu ao certo o que é o tráfego aéreo e qual a sua importância? Além disso, ficou por dentro de qual a relação dele com o atraso e o cancelamento dos voos? Caso ainda tenha mais alguma dúvida, é só deixar aqui embaixo nos comentários.

 

 

Teve problema com voo cancelado, atrasado ou overbooking?

Comentários