Check in na Gol – veja como fazer

Indenizar > Gol >

Check in na Gol – veja como fazer

Para quem vai viajar, o check-in é um dos trâmites mais importantes da sua viagem, afinal é com ele que seus documentos serão conferidos, sua passagem validada e o viajante enfim será liberado para embarcar.

Por isso, antes de embarcar em um avião da Gol, é importante fazer o check-in da forma correta. Assim você evita dores de cabeça e tem uma viagem bastante tranquila.

Agora, você sabe como fazer esse check-in? Conhece as formas possíveis para isso? Não? Então acompanhe esse texto. Preparamos um manual que vai lhe ajudar a viajar sem medos. Confira.

Como fazer o check-in da Gol pela internet

Para algumas pessoas, a internet é o melhor caminho para resolver todo e qualquer problema. Isso inclui também fazer o check-in da Gol. Mas, para que tudo dê certo é preciso seguir uma determinada ordem.

Em primeiro lugar, o viajante deve acessar a página da companhia área e buscar pela opção “faça seu check-in”. Depois, é preciso informar o localizador de seu voo, o número do CPF, o número Smiles (caso tenha) ou nome e sobrenome.

Em seguida, é necessário informar o número documento escolhido e imprimir o cartão de embarque, em sua casa ou no totem de atendimento da empresa, no aeroporto.
Caso o viajante não tenha bagagem para despachar, pode ir direto ao portão de embarque, sem precisar passar pelo balcão de atendimento.

Como fazer o check-in da Gol pelo celular

Muitos passageiros resolvem tudo pelo celular, sem precisar recorrer a um computador. No caso do check-in da Gol isso também é possível. Basta apenas seguir os passos abaixo.

No primeiro deles, é necessário baixar o aplicativo da companhia aérea, na loja de apps de seu sistema operacional. Não há qualquer custo envolvido nessa operação.

Uma vez instalado em seu celular, o passageiro deve abrir o aplicativo e optar por informar o localizador de seu voo, seu número de CPF, número Smiles (caso tenha) ou seu nome e sobrenome.

Depois, é preciso informar o número do documento escolhido. Caso o viajante faça parte do programa Smiles, informe seu número. A identificação é necessária para que seja possível acumular milhas.

Ao chegar ao aeroporto, o viajante deve usar seu celular para mostrar o cartão de embarque no portão de embarque. Se não tiver nenhuma bagagem para despachar, não é necessário passar pelo balcão de atendimento.
Gol Selfie Check-in

Acompanhando o avanço da tecnologia de identificação biométrica, a Gol desenvolveu o Gol Selfie Check-in, que permite comprovar sua identidade apenas com o seu rosto.

Para usar o serviço, basta abrir o aplicativo, selecionar a aba “mais opções” e escolher o “selfie check-in”. Em seguida, é preciso cadastrar a selfie do viajante, selecionando a opção “cadastrar rosto”.

O aplicativo irá acessar sua câmera do celular para captar uma imagem. Na hora da foto, é importante que o viajante não use óculos, chapéu ou boné. Depois dos preparativos realizados, basta selecionar a opção “capturar face”.
Com a captura bem sucedida, é possível visualizar os dados do voo, selecionar assentos e também acessar o cartão do embarque, com a tecnologia de QR Code.

Como fazer o check-in da Gol pelo Twitter?

Além do aplicativo, os passageiros que viajam pela Gol podem fazer seu check-in usando as redes sociais da companhia aérea. Neste caso, o Twitter.

Para isso, basta seguir o perfil da empresa no microblog, em @VoeGoloficial e postar um tuite com a hastag #GOLcheckin. O viajante receberá uma mensagem privada, solicitando o código localizador da passagem.

Depois de enviado esse número, o viajante receberá a confirmação de seus dados, também em mensagem privada. Se o passageiro for cadastrado no programa de milhagens da Gol, poderá informar seu número para pontuar.

Ao final do processo, será enviado um cartão com QR Code, para ser apresentado no portão de embarque. Caso o passageiro não tenha bagagem a despachar, pode seguir para o seu voo, sem passar pelo balcão de atendimento.

Como fazer o check-in da Gol no aeroporto?

Mesmo com tantas facilidades, algumas pessoas não abrem mão de fazer o check-in diretamente no aeroporto. Se você é uma destas, saiba que é possível fazer seu check-in de duas maneiras.
Na primeira delas, basta se dirigir a um totem de autoatendimento, informar o localizador de seu voo, o número do CPF, o número Smiles (se houver), o número do bilhete ou seu nome e sobrenome.

Depois, basta informar o número do documento escolhido e se deseja levar mais bagagem para o voo. O passageiro deve também selecionar os assentos e, então, imprimir seu cartão de embarque no totem de atendimento.

Caso não haja bagagem para despachar é possível ir direto ao terminal de embarque, sem passar pelo balcão de atendimento.

Outra forma de check-in no aeroporto é dirigir-se diretamente ao balcão de atendimento. Ali, o viajante deve apresentar um documento de identificação (caso o voo seja internacional é obrigatório apresentar o passaporte) e entregar a bagagem despachada, se houver.

Veja esse post sobre Como renovar o passaporte vencido

Em seguida, o passageiro receberá seu cartão de embarque, com todas as informações sobre o seu voo. Basta apenas ir até o portão de embarque e aguardar a partida do avião.

Em quanto tempo o check-in deve ser finalizado?

Além de executar os procedimentos corretos antes do embarque, o passageiro precisa ficar atento ao prazo para fazer o check-in.

Em casos de viagens nacionais, é possível fazer o check-in online entre 7 dias a 45 minutos antes do voo. Já para os destino nacionais, esse período vai de 7 dias a 1h15 minutos antes do voo.

Além disso, é importante saber também quanto tempo o passageiro tem para finalizar o check-in antes de embarcar. No caso de trechos nacionais, o tempo é de 40 minutos para aqueles que estão em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em outras localidades, esse tempo é de 30 minutos antes do embarque. Caso o passageiro perca o período de check-in ele não poderá viajar, necessitando então comprar uma nova passagem para que possa seguir viagem.

O check-in é obrigatório também para as crianças. Aqui é importante ter todos os documentos em mãos, para não provocar atrasos.

Teve problema com voo cancelado, atrasado ou overbooking?

Comentários