Extravio de bagagem: tudo que você precisa saber

Indenizar >

Extravio de bagagem: tudo que você precisa saber

O Extravio de Bagagem, sem dúvida, é um dos maiores medos de quem viaja, normalmente de avião, tanto em voos domésticos como em voos internacionais. A ideia de estar em um lugar totalmente desconhecido e sem os seus pertences, sem saber onde eles estão ou se serão recuperados é algo que apavora muitas pessoas, com razão, ninguém merece passar por uma experiência dessas. Por isso, neste artigo, vamos lhe explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto, como pode se prevenir, como ser indenizado e como algumas companhias aéreas tratam do assunto.

Extravio de bagagem

Extravio de bagagem

Saiba como se prevenir para evitar o Extravio de Bagagem

Planejando a viagem com antecipação

Se o destino que você escolher, for necessário fazer alguma conexão de voo, sempre opte pela mesma companhia aérea, isso evita erros de comunicação e diminui as chances de ter sua bagagem extraviada. Essa é uma das regras de bagagem que são mais importantes para evitar dores de cabeça!

Uma outra dica que poucas pessoas sabem é que é melhor evitar a compra de passagens com conexões de horários muito próximos, por exemplo, até 2 horas em voos internacionais e 1 hora em voos domésticos. Se um de seus voos sofrer qualquer tipo de atraso e o tempo de conexão para seu próximo voo for apertado, não haverá tempo hábil para que suas malas sejam transferidas de um avião para o outro, há muitos casos de extravio de bagagem por conta disso.

Saiba quais objetos não devem ser despachados nas malas

Itens como dinheiro, cartões de crédito, documentos (como a autorização para menor viajar), joias, objetos de alto valor, celulares, tablets, notebooks, leitores digitais e quaisquer outros eletrônicos portáteis devem ser levados na bagagem de mão. Em caso de extravio de bagagem, a companhia aérea não irá reembolsá-lo por esses itens, portanto, informe-se com a sua companhia antes de fazer as malas.

Personalize e identifique antes a sua bagagem

Sua mala pode ser confundida com a de outro passageiro, afinal, com a grande quantidade de malas iguais (pretas lisas, principalmente!), isso acontece! Portanto, é essencial que identifique sua mala com chaveiros, lenços, alguma etiqueta ou tag personalizada — com nome, endereço, e-mail e telefone — e adesivos, de preferência grandes e coloridas! Ainda vale comprar aquelas malas bem estampadas e diferenciadas para que você consiga identificá-la até mesmo à distância e não corra o risco de ela ser confundida com a de mais ninguém.

Não se esqueça de colocar informações dentro da mala também, caso a etiqueta da companhia e as informações que você colocar acabarem por se desprender, os funcionários do aeroporto poderão encontrar seus dados dentro dela para conseguir entrar em contato com você.

Caso ela seja perdida e encontrada, a companhia aérea verá suas informações na mala e entrará em contato.

Utilize sempre cadeado para toda a bagagem, caso não possuir, peça um lacre para o funcionário.

Não faça check-in muito perto da hora de embarcar, respeite o período de antecipação

Se você fizer o check-in muito próximo ao tempo de embarque, pode ser que não dê tempo de sua mala chegar ao porão de bagagens, por isso, chegue antecipadamente ao aeroporto e faça check-in o quanto antes! Lembre-se também de pedir para o atendente que você deseja verificar as informações na etiqueta fixada na bagagem para conferir se tudo está correto.

Retire suas etiquetas de voos antigos, a etiqueta antiga pode ficar na mala e a nova se desprender, sua bagagem pode parar em outro aeroporto que não tenha nada a ver com a sua viagem atual.

Ainda sobre conexões, na hora do seu primeiro check-in, informe-se com o funcionário onde será a retirada da sua bagagem, se apenas no destino, ou no destino da conexão para então despachá-la novamente e se os dados estão mesmo corretos, se de fato aquele aeroporto é para onde você está de fato viajando.

Localização da bagagem por GPS

Com o avanço cada vez maior da tecnologia, hoje em dia já é possível localizar as malas por meio de aplicativos, SMS ou e-mail. No mercado, estão disponíveis dispositivos específicos ou etiquetas inteligentes que fazem isso por você. No Brasil, o custo pode variar entre 150 e 350 reais, informe-se se essa não é mais um meio interessante para se investir na segurança da sua viagem.

Esteja preparado para tudo!

Com certeza, ninguém espera passar pelo trabalhão do extravio de bagagem, mas como isso infelizmente pode acontecer com qualquer pessoa, se preparar antecipadamente, pode amenizar minimamente seu problema. Então, só por precaução, tenha uma muda de roupa e objetos de primeira necessidade, como escova e pasta de dentes, remédios de uso contínuo, seus documentos e objetos eletrônicos e de valor, na bagagem de mão, sempre junto com você.

Outra dica é tirar uma foto da sua mala aberta antes de ir para o aeroporto. Se o extravio ocorrer na viagem de volta, é importante que você tenha  mantido as notas fiscais dos produtos comprados durante a viagem na bagagem de mão, pois eles é que vão ajudar a ter mais provas para serem usadas ao negociar a indenização com a companhia aérea.

Evite malas de grife, muito caras, pois elas chamam atenção de quadrilhas especializadas e podem muito bem serem alvo de furtos. Claro que você pode fazer um seguro de itens muito valiosos no momento do check-in, mas nunca viaje com eles na mala que será despachada, isso é muito perigoso!

Informe-se sobre os seguros para extravio de bagagem

Quando você compra sua passagem aérea utilizando cartões de crédito como Visa, Mastercard, Dinners e American Express, você pode ter acesso a um seguro gratuito para extravio e atraso de bagagens. Só que é necessário você entrar em contato com a administradora do cartão antes da viagem para deixar tudo acertado.

Outra opção é você contratar o seguro — pago — oferecido pelas companhias aéreas, caso queira declarar os bens que serão despachados. Este serviço tem a vantagem de  garantir a indenização do valor dos bens declarados.

Seguro de cartões de crédito

Vai depender da administradora e do tipo de cartão de crédito que você possui. Normalmente, casos de extravio de bagagem, fica limitada a duas vezes o valor da indenização da companhia aérea para cada integrante e cobre apenas os bens de uso pessoal do titular do cartão e/ou seus dependentes. Mas todos estes devem estar obrigatoriamente declarados no Registro de Irregularidade de Bagagem — RIB. Itens que o seguro não cobre: bagagem de mão, aparelhos eletrônicos, dinheiro, cheques, joias, obras de arte, objetos de coleção, armas, relógios, documentos e pedras preciosas.

Agora, vamos ver quais os procedimentos tomados por algumas companhias aéreas mais utilizadas no caso de extravio de bagagem e depois, o que pode ser feito, caso isso ocorra com você ou com algum conhecido.

Extravio de Bagagem Latam

O site da empresa fala que cuidam para que a bagagem dos clientes chegue sem problemas ao destino, mas alguns imprevistos podem acontecer. Nesses casos, eles se esforçam para solucionar o ocorrido o quanto antes e levar a bagagem até o local que for indicado, sem custos. Em 96% dos casos, as bagagens são localizadas nos primeiros 5 dias.

A seguir, eles detalham como você deve agir caso tenha problemas com a bagagem ao chegar ao destino.

Bagagem atrasada

A companhia lamenta por não ter conseguido entregar a tempo a sua bagagem no aeroporto de destino. Querem solucionar o problema o quanto antes. Para isso, pedem por favor, para que você siga estes passos:

  • Informe imediatamente o ocorrido: procure os funcionários antes de sair da área de desembarque e formalize sua reclamação com documento de identidade, cartão de embarque e comprovante de despacho de bagagem.
  • Acompanhe o status: consulte online o status da bagagem, indicando seu nome e o número de protocolo da reclamação.

Após formalizar o não recebimento da bagagem, eles afirmam que começarão a busca pela sua mala nos aeroportos. Caso sua bagagem não seja localizada em até 7 dias, se sua viagem for nacional, ou 21 dias, se sua viagem for internacional, eles darão início ao processo de indenização.

Bagagem danificada ou objetos perdidos

Você recebeu sua bagagem danificada ou algum artigo dentro de sua mala foi extraviado?

Bagagem extraviada em aeroporto

Bagagem extraviada em aeroporto

A Latam pede para falar com algum de seus funcionários na área de desembarque, antes de sair do aeroporto e formalizar sua reclamação com documento de identidade, cartão de embarque e comprovante de despacho de bagagem.

Se você já saiu do aeroporto, não tem problema. No prazo de até 7 dias após sua viagem, entre em contato com a Central de Atendimento (0300 570 5700). Para rota doméstica Argentina, entre em contato com eles dentro dos primeiros 3 dias de sua chegada.

Artigos esquecidos a bordo do avião

Esqueceu algo no avião ou há algum artigo faltando em sua bagagem de mão? Eles também informam que é necessário falar com algum de seus funcionários na área de desembarque, antes de sair do aeroporto.

Se você já saiu do aeroporto será necessário voltar e falar com o Serviço de Bagagens ou entrar em contato com equipe do Call Center ou Fale com a Gente.

Lembre-se de levar com você objetos de valor, documentos, dinheiro, joias, artigos frágeis e eletrônicos. No transporte de bagagem de mão, eles afirmam não se responsabilizar por perdas ou danos.

Artigos valiosos

  • Arte
  • Joias
  • Dinheiro
  • Documentos pessoais
  • Documentos de valor
  • Documentação e históricos clínicos
  • Óculos
  • Chaves
  • Canetas tinteiro ou esferográficas de marca
  • Antiguidades
  • Medicamentos
  • Relógios
  • Bebidas alcoólicas de valor alto
  • Bolsas
  • Carteiras

Artigos eletrônicos

  • Computadores
  • Eletrodomésticos
  • Máquinas fotográficas
  • Equipamento médico
  • Celulares
  • Dispositivos de armazenamento de dados: MP3, Memórias USB, HDs externos
  • Tablets digitais
  • Consoles de videogames
  • Agendas digitais e qualquer outro equipamento eletrônico, incluindo software ou componentes
  • Televisões
  • Rádios ou elementos semelhantes
  • Drones
  • Qualquer outro artigo ou propriedade de valor semelhante

Extravio de Bagagem Gol

O site afirma também que alguns imprevistos podem ocorrer durante o transporte da bagagem, ocasionando atraso na entrega.

Nestas situações, o time deles age prontamente para localizar e devolver as bagagens o mais rápido possível.

Registro de atraso ou extravio de bagagem

Caso não tenha recebido sua bagagem na chegada do seu voo, dirija-se ao Serviço de Bagagem GOL, ainda na área de desembarque, e preencha o Relatório de Irregularidade de Bagagem.

O número de referência do extravio de bagagem será recebido no momento do atendimento ou posteriormente através de SMS. Conserve-o para poder acompanhar o rastreamento de sua bagagem.

Prazos de busca

Se sua bagagem não for localizada no prazo de 7 (sete) dias para voo nacional ou 21 (vinte e um) dias para voo internacional a contar da data do Registro de Irregularidade de Bagagem, a Central de Indenização da empresa entrará em contato para prosseguir com a indenização final.

Rastreie sua bagagem

Informe o número de referência do extravio de bagagem e o primeiro nome ou sobrenome. Verifique os dados pessoais e de contato registrados. Se necessário, realize alterações no campo “Editar” ou, se precisar de informações adicionais, envie uma mensagem no campo “Entre em contato com sua companhia aérea”.

Bagagem danificada e falta de itens

Se você recebeu sua bagagem danificada e/ou identificou a falta de itens, contate um colaborador do Serviço de Bagagem, preferencialmente antes de deixar a área de desembarque, para registrar sua reclamação.

Eles informam ainda que, alguns danos como arranhões, amassados, falta do cursor do zíper, danificação no cadeado, logomarca da mala e cravos de apoio estão suscetíveis ao desgaste por uso da bagagem e podem ocorrer sem que tenha havido falha no transporte ou manuseio indevido por parte da GOL. Nesses casos, não têm como providenciar o conserto ou a substituição, uma vez que o dano não compromete o uso da bagagem.

Registro de danificação de bagagem

Se ainda está no aeroporto:

Dirija-se ao Serviço de Bagagem GOL para relatar o dano e realizar a abertura do Relatório de Irregularidade de Bagagem. Todas as informações sobre como irão proceder para solucionar o dano serão transmitidas por um de seus colaboradores durante o atendimento no aeroporto.

Se já deixou o aeroporto:

Você dispõe de 7 (sete) dias (a contar da data de recebimento da sua bagagem) para realizar o registro do Relatório de Irregularidade. Para isso, é necessário que se apresente no Serviço de Bagagem GOL do aeroporto mais próximo com a bagagem danificada e os comprovantes de despacho.

Registro da falta itens

Se ainda está no aeroporto:

Dirija-se ao Serviço de Bagagem GOL, caso perceba o desaparecimento de um item na sua bagagem e realize a abertura do Relatório de Irregularidade. Todas as informações sobre como irão proceder para solucionar o problema serão transmitidas por um de seus colaboradores durante o atendimento no aeroporto.

Se já deixou o aeroporto:

Caso perceba a falta de itens da sua bagagem apenas quando estiver deixado o aeroporto, você deverá comparecer no Serviço de Bagagem GOL no prazo de 7 (sete) dias a contar da data de recebimento da mala.

Itens como dinheiro, documentos, joias, equipamentos eletrônicos e frágeis devem ser transportados como bagagem de mão. A companhia afirma não se responsabilizar por perdas ou danos desses objetos.

No site da empresa, ainda existem algumas recomendações como as já citadas anteriormente para informar melhor seus clientes de como proceder para minimizar as chances de extravio de bagagem.

Extravio de Bagagem Azul

No site da companhia constam as seguintes informações:

Em caso de extravio de bagagens (“Evento”), a Assistência 24 horas auxiliará o Usuário intermediando o contato com a Cia. Transportadora para monitorar o processo de busca. O Usuário deverá entrar em contato com a Central de Assistência munido da notificação junto à Cia Aérea (PIR – Property Irregularity Report) obtida antes de deixar o local de desembarque, para que a Assistência 24 horas possa proceder com o monitoramento à localização da bagagem. Caberá ao Usuário informar à Cia Aérea o domicílio transitório (ou definitivo) para que, no caso de a Cia. Transportadora localizar a bagagem, esta possa lhe ser entregue. Este serviço será prestado pelo período máximo de 30 (trinta) dias corridos contados a partir da data de notificação da PIR. A Assistência 24 horas não é responsável pela recuperação da bagagem, entrega da mesma ou por informações desencontradas fornecidas pelas Cias. Aéreas ou pelo Usuário. Este Serviço será prestado até o limite do plano de Assistência 24 Horas contratado (conforme previsto no produto/serviço adquirido pelo Cliente junto ao Contratante e descrito no item I dos Termos e Condições).

Mas e se acontecer comigo? O que posso fazer?

Primeiramente, o passageiro deverá se dirigir ao balcão da companhia aérea na sala de desembarque e preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem — RIB —, onde o passageiro vai registrar por escrito o extravio de bagagem. Também é importante registrar ocorrência na Agência Nacional de Aviação Civil — ANAC — dentro do próprio aeroporto ou em até 15 dias após a data de desembarque.

O comprovante do despacho da bagagem será necessário nesses casos. Se você teve dificuldades em fazer o Registro de Irregularidade de Bagagem — RIB —, registre um BO — Boletim de Ocorrência Policial.

Direitos do consumidor em caso de extravio de bagagem

Se sua bagagem não for entregue imediatamente, você pode exigir uma compensação financeira para compras de itens de primeira necessidade, o valor vai variar de acordo com a empresa e a rota.

A ANAC estipula que, além de receber o valor correspondente ao da bagagem pela companhia aérea, caso ela não seja encontrada e devolvida em até 7 dias (voos domésticos) e 21 dias (voos internacionais), o passageiro deve receber indenização em até 7 dias e ser informado de todas as providências que serão tomadas. As despesas do passageiro, no período em que estiver sem sua bagagem, também devem ser custeadas. Mantenha guardados todos os comprovantes das suas despesas.

Prazo para reclamar o extravio de bagagem

O cliente poderá ter direito a uma indenização maior se a bagagem for entregue com atraso superior a 72 horas de seu desembarque. Caso a empresa não tenha prestado a assistência devida, você deve procurar a ajuda de advogados experientes para verificar se seu caso é passível de indenização (Falaremos sobre danos morais mais à frente). Lembre-se que você pode reclamar o extravio de bagagem somente até 15 dias após o desembarque.

Violação ou danos na bagagem

Em casos assim, o passageiro tem até 7 dias para protestar e a companhia tem até 7 dias para substituir a bagagem ou reparar o dano. Dentro desse período, também deve indenizar a violação.

Bagagem extraviada – Dano moral e material

Caso você decida entrar com um processo contra a companhia aérea, cabe entrar com recurso para indenizações por danos morais e danos materiais, por meio de advogado especializado. O valor pago nesses casos, varia entre R$ 3 mil e R$ 15 mil, por passageiro.

São diversos os fatores que estão relacionados a um caso de extravio de bagagem. Seguem abaixo os principais que ajudam a direcionar a análise do advogado especializado em Direitos do Passageiro Aéreo para entrar com ação na Justiça da melhor forma.

  • Prazo do extravio (inferior a 48 horas não gera indenização)
  • Greve dos transportadores
  • Preenchimento do Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB)
  • Reclamação feita no balcão de atendimento da companhia

É importante o passageiro saber que as indenizações oferecidas pelas próprias companhias aéreas, em casos de perda de mala ou extravio de bagagem, não são suficientes para reparar os prejuízos.

Os processos contra companhias aéreas demoram em média de 6 a 12 meses para a obtenção da indenização.

Causas mais frequentes do extravio de bagagem

  • Conexões: são as ocorrência mais frequente. O passageiro troca de aeronave e a mala fica para trás;
  • Perda: quando a etiqueta de identificação da mala se solta e ela fica sem identificação;
  • Falha da companhia aérea ou da empresa terceirizada: em algum trecho do longo caminho das bagagens — entre o check-in e a colocação da bagagem na esteira;
  • Furto: pode ocorrer na esteira, na área interna ou externa do aeroporto;
  • Engano: quando a mala tem somente a etiqueta de identificação e outro passageiro pega, achando que é a dele. Por isso, é importante personalizar sua bagagem.

Essas são as informações mais relevantes a respeito de extravio de bagagem, dicas para se prevenir e o que deve ser feito caso isso ocorra com você, com as informações certas, com certeza você não será lesado e nem vai ficar no prejuízo!

Caso você tenha tido problemas com sua bagagem, entre em contato conosco.

Teve problema com voo cancelado, atrasado ou overbooking?