Programa de milhas, qual o melhor?

Indenizar > Dicas ao passageiro >

Programa de milhas, qual o melhor?

O programa de milhas é, dentre os instrumentos relacionados a viagens e passagens aéreas um dos mais falados. Todo mundo, em um determinado momento de suas férias ou compromissos de trabalho, se pega falando ou pensando nisso.

Mas, apesar de toda essa popularidade, muita gente tem dúvidas sobre qual é o melhor. Você tem alguma ideia de qual pode ser? Não? Então fique tranquilo.

Preparamos um texto completo, onde vamos explicar como funciona o programa de milhas de algumas companhias áreas, para que você escolha aquele que funciona melhor para você. Acompanhe.

Aplicativos de viagem

Aplicativos de viagem

O que é um programa de milhas?

Um programa de milhas, ou milhagem, nada mais é do que um programa de relacionamento com companhias aéreas, nacionais ou internacionais.

Aqui, o passageiro acumula pontos ou créditos sempre que viaja com uma determinada empresa ou compra produtos ou serviços de lojas que sejam parceiras da empresa.

Sempre que alcança uma determinada quantidade de milhas, os passageiros podem trocar essa pontuação por uma nova passagem aérea, em trechos nacionais ou internacionais. O programa de milhagens permite, também, a troca por produtos ou serviços.

A inscrição no programa de milha é feita com a inscrição no site da companhia aérea desejada. Ao final do registro, esse passageiro recebe um número de inscrição.

É com esse número que o passageiro poderá consultar o saldo de seu programa. Para pontuar é preciso informar esse número sempre que um voo for reservado ou o check-in for feito.

Agora que você sabe exatamente o que é um programa de milhas, vamos detalhar o funcionamento das iniciativas das principais companhias aéreas.

Programa de milhas LATAM

O programa de milhas LATAM, conhecido também como Latam Fidelidade é uma iniciativa da companhia área para o acúmulo de milhagens.

Os passageiros podem conseguir acumular milhagens voando pela companhia ou, ainda, transferir pontos de cartões de crédito conveniados para o programa da Latam.

 

Com essas ações, os passageiros podem transformar seus pontos em milhas, gerando bônus que variam de acordo com a quantidade que o passageiro transferir.

O programa de milhas LATAM permite, também, que o passageiro alcance categorias mais altas, com benefícios como franquias maiores de bagagens, upgrade de categoria de classe ou, ainda, acesso a lounges.

Como acumular milhas na Latam

Para acumular programas de milhas LATAM é preciso, inicialmente, voar mais vezes pela companhia aérea, fazer conexões ou rotas pela empresa.

Outra alternativa é concentrar os gastos em cartões de crédito parceiros da empresa, para transferir seu saldo ao programa de milhagens.

Como usar milhas na Latam

O saldo acumulado no programa de milhas LATAM pode ser trocado por passagens aéreas ou como parte do pagamento desta passagem. O restante pode ser pago em dinheiro ou com cartões.

Programa de milhas GOL

O programa de milhas GOL permite que os passageiros da companhia aérea troquem seus pontos acumulados por vantagens, como a compra de bilhetes e o upgrade de categorias.

Tipos de milhas

No programa de milhas GOL, o passageiro pode acumular diferentes categorias de milhagens, que lhes permitem obter determinadas facilidades.

No caso das milhas qualificáveis, por exemplo, as milhagens são contabilizadas para que os passageiros possam mudar ou manter sua categoria.

Aqui, as pontuações são acumuladas tanto em voos da GOL como em empresas parceiras.

Há também as milhas resgatáveis, ou seja, todas aquelas acumuladas e que podem ser usadas para resgatar viagens ou outros prêmios.

Já as milhas bônus são milhagens resgatáveis extras geradas a partir de promoções específicas realizadas tanto pela GOL como por suas parceiras, ou podem ser oferecidas também em determinados produtos ou clientes.

Como resgatar milhas na GOL

Para resgatar as milhagens do programa GOL, o passageiro pode procurar uma loja ou sites da empresa para trocar seus pontos por passagens aéreas ou produtos de terceiros.

Programas de milhas Azul

No Tudo Azul, o programa de milhas Azul, o passageiro pode trocar seus pontos por passagens aéreas da companhia ou de empresas parceiras.

Os pontos acumulados têm validade de 24 meses a partir da data de voo escolhida. A soma de milhas pode ser feita também por transferência via cartão de crédito.

O Itaucard, produto aceito pela Azul, rende até 5 pontos acumulados. Essa quantidade depende do trecho e da classe na qual desejam voar. Cada passagem trocada pelo programa de milhagens equivale a cinco mil pontos. As passagens podem ser trocadas a partir de 500 pontos acumulados.

O programa de milhas Azul tem quatro categorias, que oferecem diferentes benefícios. São eles: Tudo Azul, Tudo Azul Topázio, Tudo Azul Safira e Tudo Azul Diamante.

Programa de milhas Avianca

O programa de milhas Avianca, chamado Amigo, permite que os passageiros desta companhia aérea troquem suas milhas por passagens na própria Avianca ou em empresas parceiras que compõem a rede Star Alliance.

Este programa possui quatro categorias distintas e oferece um cartão fidelidade especial, com benefícios e vantagens.

Alguns dos benefícios oferecidos pelo programa são assentos preferenciais, embarques exclusivos, franquia de bagagens extras e facilidades na aquisição de pacotes turísticos ou outras passagens.

Como participar no programa de milhas da Avianca

Para participar do programa Amigo, da Avianca, é preciso se cadastrar no site da empresa e computar todos os pontos acumulados em viagens feitas pela companhia ou em pontos qualificáveis em cartões de crédito parceiros da empresa.

Programa Smiles

O programa Smiles, que antes era parte da Gol, agora desmembrou-se da companhia aérea, mas atualmente oferece as mesmas vantagens aos clientes que estão cadastrados na plataforma.

Aqueles que fazem parte do Smiles conseguem acumular milhas. Estas pontuações podem ser trocadas por passagens aéreas ou outros produtos e serviços.

Como participar da Smiles

Para se beneficiar do programa Smiles é preciso, inicialmente, se cadastrar na plataforma, informando seus dados pessoais.

Os pontos obtidos podem ser acumulados ou mesmo transferidos permitindo, além da compra de passagens, a reserva de quartos de hotel, carros ou trocas por produtos no Shopping Smiles.

Para aproveitar o programa, os passageiros podem utilizar, também, o Clube Smiles, iniciativa que permite aumentar o saldo acumulado, alcançando mais vantagens.

Os clientes da empresa podem ampliar seu saldo também utilizando o cartão de crédito Smiles.

Teve problema com voo cancelado, atrasado ou overbooking?

Comentários