Check in Azul

Indenizar > Azul >

Check in Azul

Durante uma viagem de avião, seja a trabalho ou por lazer, uma etapa muito importante do compromisso é o check-in. Feito horas antes do embarque, é como se fosse uma prova de que o passageiro realmente está ali, pronto para viajar.

Embora seja comum em todas as companhias aéreas, dentre elas a Azul, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre como o check-in Azul é feito, quando precisam comparecer ao aeroporto e por quais canais o check-in pode ser realizado.

Você é uma destas pessoas? Tem dúvidas sobre como o check-in Azul é feito? Então esse texto é para você. Aqui vamos contar exatamente como o processo funciona.

Check in Azul Via internet

Os viajantes que desejarem fazer seu check-in de suas próprias casas e sem precisar comparecer ao aeroporto podem fazer o procedimento via internet.

Para isso, basta acessar a página da Azul e clicar no campo “check-in”. Em seguida, é necessário informar o código de reserva, o nome que consta na passagem, a origem e o destino da passagem e o número do RG/CPF do passageiro ou o número TudoAzul.

Depois de informar o número de documento que escolher, basta imprimir o cartão de embarque. Se não houver bagagens para despachar, o passageiro pode ir até o portão de embarque diretamente, sem precisar passar pelo balcão de atendimento da Azul.

Check in Azul por Aplicativo

É preciso ter o aplicativo da Azul instalado em seu celular. Caso o viajante não possua esse dispositivo instalado, basta entrar em sua loja de aplicativos e instalá-lo em seu celular.

Uma vez instalado, informe o código de reserva, o nome do titular do bilhete, qual a origem e destino da viagem e um número de documento, que pode ser o RG/CPF ou o número TudoAzul.

Siga as instruções do aplicativo e, no momento do embarque, mostre o celular às pessoas que estiverem organizando a entrada. Os turistas que não tenham bagagem para despachar podem ir direto ao portão de embarque, sem passar pelo balcão de atendimento.

Além de ser muito prático, já que pode ser feito em qualquer lugar, o check-in Azul rende pontos para o programa de fidelidade da companhia aérea.

Check in Azul por SMS

Caso o viajante não queira usar a internet para fazer o check-in, é possível realizar esse procedimento via SMS.

Aqui, é necessário enviar um SMS para o número 26990 informando o localizador do voo. Informe também um número de documento, que pode ser o RG, CPF, código de reserva ou número azul.

Depois, responda ao SMS com os dados solicitados. A companhia irá enviar para o aparelho do passageiro um link para que possa imprimir ou salvar o cartão de embarque.

No momento do voo, mostre o celular para os organizadores do embarque. Quem não possui bagagem para despachar pode ir direto ao portão de embarque, sem passar pelo balcão de atendimento.

Check in Azul no Aeroporto

Os turistas que são menos afeitos ao uso da tecnologia e preferem suporte humano para fazer o check-in podem fazer essa verificação no próprio aeroporto.

Aqui, é possível realizar o check-in de duas formas: nos totens de atendimento, espalhados no aeroporto, ou no balcão de atendimento da Azul. Veja como proceder nos dois casos.

Totem de autoatendimento

Para fazer o check-in em um totem de autoatendimento é preciso informar o código de reserva, código de barras da reserva (caso impressa), o número TudoAzul ou o CPF do viajante e seu nome, origem e destino do voo.

Confira o nome e os dados do voo que aparecerem na tela. Estando corretos, selecione as informações e clique em continuar. Depois, é preciso escolher os assentos e confirmar a escolha.

Informe também o número do documento de identificação que será utilizado no embarque e escolha também se, com o check-in, deseja pontuar no programa de fidelidade da Azul.

Não se esqueça de indicar também um e-mail válido, caso deseje receber uma cópia do check-in. Em seguida, imprima o cartão de embarque no totem de autoatendimento. Caso não haja bagagem para despachar, basta se dirigir diretamente ao portão de embarque.

Balcão de autoatendimento

Se você não se entende com o autoatendimento, ou tem medo de errar no preenchimento dos dados, pode procurar o balcão de autoatendimento da Azul, no aeroporto.

Para fazer o check-in, basta se dirigir até o balcão de atendimento da companhia e apresentar um documento de identidade. Lembrando que, para voos internacionais, é obrigatório apresentar o passaporte.

Veja esse post sobre Como renovar o passaporte vencido

Caso tenha bagagem a despachar, ela pode ser entregue diretamente no balcão, onde você está fazendo o check-in. Quando o processo terminar, receba o cartão de embarque e, então, vá até o portão de embarque.

Tempo para o Check in Azul

Tão importante quanto fazer o check-in é saber quando o processo pode ser feito.

Para quem escolhe as opções online, seja pelo site ou pelo aplicativo, o check-in pode ser feito com até 72 horas de antecedência. É preciso fazer o check-in com até 90 minutos antes de o voo decolar.

Depois de realizar o check-in, é fundamental que o viajante fique atento ao período em que deseja chegar ao aeroporto para que possa embarcar.

Quando o voo é nacional e o passageiro levará apenas a bagagem de mão, o recomendável é que a pessoa chegue ao aeroporto com 40 minutos de antecedência para o embarque. Quem tem malas a despachar deve chegar 1h30 antes da viagem.

Já para quem vai fazer uma viagem internacionais, a recomendação é chegar ao aeroporto com três horas de antecedência antes que o voo decole. É importante também ficar atento para a necessidade de despachar as malas.

Como despachar as malas via Azul

Quem precisa despachar malas, independente de o destino ser nacional ou internacional, deve se direcionar ao balcão de atendimento da Azul, portando seu cartão de embarque em mãos.

Para os voos nacionais, chegue ao aeroporto 1h30 antes do voo decolar. Nos voos internacionais, o ideal é chegar com três horas de antecedência, para que todos os procedimentos sejam realizados e você possa despachar suas malas e embarcar com tranquilidade.

Com esses cuidados, sua viagem será tranquila e muito divertida.

Teve problema com voo cancelado, atrasado ou overbooking?

Comentários