Meu voo atrasou e perdi a conexão

Indenizar > Atraso de voo >

Meu voo atrasou e perdi a conexão

Hoje em dia, é grande o número de pessoas que viajam de avião. As pessoas estão descobrindo que está valendo a pena visitar novos lugares, passar um período longe de casa, conhecer novos lugares e culturas. Isso tudo faz parte da qualidade de vida que a pessoa pode ter. Não só pode como precisa.

Para muitos, as viagens são tratadas como acontecimentos extremamente prazerosos, já que estarão saindo para curtir, seja a família, seja a companhia. Com isso, é certo que todos só querem que dê tudo certo durante o passeio e fica sendo assim até a volta para casa.

Mas infelizmente, não é sempre que isso acontece, o que faz com que as pessoas fiquem estressadas, onde o que era um passeio para uma diversão, acaba em confusões e aborrecimentos. E muito desses estresses é causado pelo atraso de
voos, o que acaba fazendo com que muitos percam a sua conexão entre dois voos. E, independente do tipo de problema apresentado, seja ele climático, complicações técnicas ou porque a pessoa se perdeu no próprio aeroporto, devido ao seu tamanho, a perda de conexão é algo bem comum.

Entretanto, quando existe a perda de conexão, muitas pessoas desconhecem os seus direitos, o que faz com que percam auxílios que deveriam ser prestados pela companhia aérea.

Mas é por isso que nós estamos aqui. Queremos que você conheça e entenda os seus direitos, justamente para que não passe por nenhum incômodo caso você venha perder a conexão.

Nós queremos te mostrar o que você deve fazer caso tenha algum problema e perca a conexão.

Meu voo atrasou e perdi a conexão

A maioria dos voos é perdida por causa de conexão. Se por algum motivo o seu voo estiver atraso ou for cancelado, você poderá acabar perdendo a sua conexão.

Caso você tenha feito o seu Check-in na hora certa e o atraso ou cancelamento do primeiro voo aconteceu por culpa ou responsabilidade operacional da companhia aérea, você terá direito a ser indenizado.

Você saberia dizer qual seria essa compensação?
Segundo a ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, em respeito ao Código de Defesa do Consumidor, estabeleceu regras que são bem definidas, bem nítidas, quanto aos atrasos de voos, sejam eles para voos de conexão ou os voos sem conexão.

Direito a reacomodação em outro voo

Para atrasos de mais de 4 horas, o passageiro terá direito a reacomodação em voo da própria companhia ou de outra que tenha o mesmo destino que o seu, em data e hora que forem convenientes para o passageiro.

Direito a reembolso integral

Existe também o direito ao reembolso integral, dando segurança para que ele possa retornar ao aeroporto de origem, além do reembolso do trecho não utilizado. Esse serviço poderá ser realizado por outra modalidade de transporte, caso a
reacomodação em um novo voo não seja possível.

Direito a assistência material

No caso de atraso, cancelamento ou interrupção do voo, o passageiro tem direito a receber assistência material por meio da companhia aérea, de forma gratuita, de modo que seja compatível com o tempo de espera, contado a partir do horário original planejado para a partida do voo.

Em ambos os casos, a companhia aérea deverá promover acomodação em local adequado, translado e, caso seja necessário, a hospedagem. Uma vez que o voo atrase e você perca a sua conexão, a companhia aérea que atrasou o voo é obrigada a compensar o passageiro, fazendo-o ser realocado em um novo meio de transporte ou voo, ou então, que seja devidamente compensado financeiramente. Com isso, incluem-se também os atrasos que forem oriundos de
transferência de bagagens.

Direito a indenização

É muito comum pensar: “Meu voo atrasou e perdi a conexão e fica por isso mesmo?” Não! Se o motivo do atraso for operacional, falha técnica, problemas com a tripulação, ou seja, qualquer problema envolvendo a companhia aérea, você tem direito a ser indenizado.

O que fazer,  caso você tenha perdido a sua conexão?

1 – Conversar com a companhia aérea
A primeira coisa que você tem que fazer quando você perdeu a conexão é conversar com os funcionários da companhia aérea. Eles irão te passar as informações pertinentes sobre remarcação de voo e garantir a sua chegada ao seu destino final. É importante ressaltar que, nos voos com conexões, a companhia aérea é responsável por fazer com que seja possível a sua chegada ao seu destino final. Por isso, em caso de perda de conexão por culpa da empresa, a companhia deverá colocá-lo no próximo voo para o seu destino.

2 – Saiba os seus direitos
Uma vez que a conexão do voo for perdida por atrasos ou problemas da companhia, ela não só terá que remarcar a viagem, colocando o passageiro no próximo voo, assim como dar assistência enquanto ele espera pela continuação da viagem. Caso o tempo de espera seja até 2 horas, a companhia aérea deverá fornecer vouchers de alimentação e ligações telefônicas ou acesso à internet. Nos casos em que o atraso seja superior a 4 horas, a empresa deverá remarcar o voo
sem custos, e, se necessário, fornecer alojamento em hotel para que os passageiros possam descansar de forma adequada, utilizando transfers até o local. Mas, vale destacar que o passageiro não é obrigado a aceitar a proposta da empresa
e pode solicitar o reembolso integral da passagem ou a remarcação do voo de outra companhia aérea sem custo, caso tenha disponibilidade.

3 – Já tenha a solução
Enquanto estiver fazendo o Check-in, é normal a companhia aérea informar se o voo está atrasado ou se sairá no horário marcado. Caso descubra que o seu primeiro voo está atrasado, informe aos funcionários da companhia aérea responsável pela conexão e eles já irão providenciar uma remarcação, caso seja necessário, ou qualquer outra medida cabível.
Nos voos longos e internacionais, por exemplo, se existem vários passageiros prestes a perder a conexão, é possível que a companhia segure o segundo voo para esperar por esses passageiros.

4 – Se previna
Quando você estiver comprando a passagem, verifique o tempo para a conexão. Depois disso, você pode consultar o Tempo Mínimo de Conexão que cada aeroporto determina para saber se será suficiente. Só depois disso, você efetua e finaliza a compra da passagem.

É evidente que você está sujeito a atrasos causados por imprevistos, mas esta é uma forma de garantir que você fez a sua parte, tentando evitar dores de cabeça.

Meu voo atrasou e perdi outro voo

Há também o caso de atraso de voo e perda de outro voo que não era conexão (muitas vezes quanto você compra voos separados). Ou seu voo atrasar e você perder um compromisso, viagem de ônibus. Em todos esses casos, você pode tentar sua indenização.

ENTRE EM CONTATO conosco que faremos a análise se é possível sua indenização ou não.

Teve problema com voo cancelado, atrasado ou overbooking?

Comentários