Os maiores aeroportos do mundo

Indenizar > Aeroporto >

Os maiores aeroportos do mundo

Sempre que viajamos com aviões, temos sempre de partir e chegar a algum lugar. Isso em algum lugar é um aeroporto – uma peça vital da aviação. Porque sem ele, não poderíamos viajar nem receber carga. Ou basta olharmos para o magnífico avião que está de pé, de táxi e partindo do aeroporto, enquanto esperamos pelos nossos próprios voos.

Algumas pessoas têm a sorte de trabalhar como caça-níqueis – tirando fotografias de aviões nos aeroportos. Parece um emprego de sonho, não é?

No entanto, um aeroporto nunca dorme. Com o número de passageiros e de carga a aumentar todos os anos, parece que estão destinados a ser consumidos pelo caos que os rodeia. Problemas de voo cancelado, atrasos de voo, overbooking, malas extraviadas entre outros são os problemas mais comuns em aeroportos no mundo todo.

No entanto, de alguma forma, estas estruturas magnificamente planeadas conseguem manter-se calmas, mesmo durante as tempestades mais pesadas ou problemas de segurança mais perigosos.

Sem mais delongas, aqui estão os Top 4:

5. Aeroporto de Tóquio Haneda – HND

Aeroporto de Haneda - Toquio

Aeroporto de Haneda – Toquio

Tóquio Haneda foi construído em 1931 e era o maior aeroporto civil do Japão (ainda é). Na altura, explorava uma única pista de aterragem, quando em 1939 foi construída uma pista adicional. O governo de Tóquio planeou expandi-la, mas os planos foram eliminados com a eclosão da 2ª Guerra Mundial. Depois disso, os americanos se converteram em um aeródromo militar. Na década de 1950, o Haneda retomou o serviço comercial.

Haneda tem 3 terminais: 2 nacionais e 1 internacional. 45 companhias aéreas de todo o mundo têm destinos de e para Tóquio Haneda. Nos últimos anos, tem sido um dos maiores aeroportos do mundo de forma consistente.

4. Los Angeles International – LAX

LAX é o maior aeroporto da Costa Oeste, ligando essencialmente a América à Ásia e Oceania. Ele também serve como um hub para mais companhias aéreas do que qualquer outra companhia aérea nos Estados Unidos. Atualmente, o LAX possui 9 terminais, servindo 71 companhias aéreas, que voam para destinos nacionais e internacionais.

LAX é reconhecido por seu exclusivo Edifício Temático, que se parece com um OVNI que aterrissou em suas pernas.

Por muitos anos, o aeroporto tem consistentemente conseguido sustentar seu status como um dos aeroportos mais movimentados do mundo e este ano não é exceção.

Aeroporto de Los Angeles - LAX

Aeroporto de Los Angeles – LAX

3. Aeroporto Internacional de Dubai – DXB

Aeroporto de Dubai-International-Airport

Aeroporto de Dubai

Dubai International tornou-se um dos maiores aeroportos do mundo nos últimos 10 anos. Para ilustrar, o aeroporto viu o número de passageiros duplicar nos últimos 8 anos. Em 1959, o xeque de Dubai emitiu a ordem para construir o aeroporto. No início, a pista era uma faixa de areia compactada. Após 4 anos, iniciou-se a construção de uma pista de asfalto. Durante a década de 1980, Dubai International viu uma rápida expansão. A razão? Era um ponto de parada entre a Europa e o Sudeste Asiático, Oceania e outras partes da Ásia. Atualmente, o aeroporto tem três terminais e duas pistas de pouso. É também um dos poucos aeroportos do mundo que pode suportar o Airbus A380 superjumbo. A DXB dispõe ainda de um centro Flower Center, onde lida com flores importadas, pois estas necessitam de condições especiais.

2. Aeroporto Internacional de Beijing Capital – PEK

O governo chinês abriu a Beijing Capital International em 1958, tornando-a um dos aeroportos mais jovens da lista. Como outros começaram como um campo de pistas de pouso, a capital Beijing tinha um Terminal Building e uma pista de pouso adequados. Após 20 anos de uso de um terminal, os operadores aeroportuários consideraram-no demasiado pequeno, pelo que foi construído um novo Terminal.

Aeroporto de Beijing Capital

Aeroporto de Beijing Capital

1. Para assinalar o 50º aniversário da República Popular da China, o aeroporto abriu o Terminal

2. O Terminal 3 foi inaugurado em 2008, pouco antes dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Na altura, o Terminal 3 era a maior estrutura artificial do mundo e representava o crescimento da China como uma das potências económicas do mundo. O aeroporto tem a honra de receber o primeiro voo internacional na China – a Pakistan International Airlines veio de Islamabad. Atualmente, a capital Beijing tem 3 terminais e 3 pistas.

Economistas determinaram que o aeroporto traz mais de US $ 6 bilhões de dólares para a China e direta ou indiretamente cria mais de 550.000 empregos. Cerca de 80 companhias aéreas têm destinos de e para PEK. A Air China, a China Oriental, a China Meridional e a Hainan Airlines usam a capital Beijing como hub. A capital Beijing tem sido consistentemente um dos aeroportos mais movimentados do mundo, pois é o segundo aeroporto mais movimentado desde 2010 – e 2018 não é exceção. Mas não apenas no tráfego de passageiros, já que o tráfego de carga tem crescido rapidamente.

1. Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson Atlanta – ATL

Hartsfield – Jackson é um dos maiores aeroportos do mundo, pois seu número de passageiros ano após ano o mantém muito ocupado. Na verdade, Hartsfield – Jackson tem sido o aeroporto mais movimentado do mundo há 20 anos. Quando Atlanta se comprometeu a construir um aeródromo no local de uma pista de corrida abandonada chamada The Atlanta Speedway, o prefeito Walter Sims o chamou de Candler Field. Florida Airways avião de correio foi o primeiro avião a pousar no aeródromo. Alguns anos depois disso, a Eastern Airlines e a Delta Air Lines começaram seus vôos para o aeroporto.

Aeroporto de Hartsfield-Jackson International

International Atrium in Concourse F

Com o passar do tempo, o aeródromo cresceu rapidamente e tornou-se um dos maiores dos Estados Unidos. A década de 1950 viu o aeroporto como seu primeiro destino internacional para Montreal e seu primeiro avião a jato, um protótipo do Sud Aviation Caravelle.

Além disso, iniciou-se a construção de um novo terminal, inaugurado em 1961. Na segunda metade do século XX, Hartsfield viveu um período de expansão, quando o aeroporto abriu outro terminal. Em 2003, o conselho da cidade de Atlanta votou para renomear o aeroporto Hartsfield-Jackson Atlanta International, para homenagear dois ex-prefeitos de Atlanta. Atualmente, o aeroporto tem 2 terminais.

O terminal e o espaço do concurso totalizam 630.000 metros quadrados. Para comparar, a cidade-estado do Vaticano tem uma área total de 440.000 metros quadrados. 23 companhias aéreas voam para a ATL, com a Delta usando-a como um hub.

Teve problema com voo cancelado, atrasado ou overbooking?

Comentários